Rosemberg deve ser indicado para 1ª vice-presidência da AL-BA, o cargo mais “pretendido” da Casa
Por Leonardo Almeida
O deputado estadual, Rosemberg Pinto (PT), atual líder do governo, deve ser indicado para ocupar o cargo mais disputado entre os parlamentares na eleição da próxima Mesa Diretora, que irá ser formada em fevereiro de 2025. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, o petista deve ser o nome para substituir Zé Raimundo (PT) na tão sonhada 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Em conversa com a reportagem, diversos deputados que participaram das tratativas assumiram que Rosemberg deve ser de fato o indicado ao cargo. Além do líder do governo, o Júnior Muniz (PT) também pleiteava a cadeira, mas acabou sendo preterido dentro da bancada petista.
Agora, os deputados devem debater o sucessor de Rosemberg na liderança do governo. Interlocutores informaram ao Bahia Notícias que não necessariamente o próximo líder será um deputado do PT, mas também não citaram os nomes ventilados para o cargo.
Além disso, um parlamentar informou ao Bahia Notícias que irá tentar construir um consenso entre a base governista para evitar um “bate-chapa” para o posto. Atualmente, circula nos corredores da Assembleia que os deputados Ivana Bastos (PSD) e Angelo Coronel Filho (PSD) já estariam se movimentando para lançar suas candidaturas. Ivana, inclusive, já declarou publicamente o interesse na vaga.
A 1ª vice-presidência, mais disputada no que nunca, atraiu os olhos dos deputados com a possibilidade de anulação da provável reeleição do presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD). Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pode impedir a recondução do social-democrata por se tratar de um segundo mandato na presidência em uma mesma legislatura.
Com a possibilidade do impedindo de Adolfo, o 1º vice-presidente assumiria a liderança da AL-BA interinamente, convocando novas eleições em até 60 dias, de acordo com o Regimento Interno da Assembleia. Os parlamentares acreditam que o período de dois meses à frente da Casa pode dar uma “vantagem” em uma eventual candidatura para a presidência.
A PROPORCIONALIDADE
Em novembro, o Bahia Notícias publicou sobre a reunião da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) que definiu as estratégias sobre os cargos que serão ocupados pelo grupo na eleição da Mesa Diretora. Na reportagem, uma liderança apontou que o conjunto de legendas irá indicar três nomes, sendo um para cada sigla, mantendo a representação que existe hoje.
Inclusive, ficou decidido que o PT teria preferência pelo cargo. Atualmente, o partido já ocupa a 1ª vice-presidência, com o deputado Zé Raimundo.
Na reunião da Federação, também foi determinado que os membros da federação só irão votar em candidatos “oficiais” indicados pelos partidos, em respeito à proporcionalidade. Assim, evitando as “candidaturas avulsas” que irão promover os conhecidos “bate-chapas” pelos cargos da Mesa.
Atualmente, PT, PCdoB e PV contam com 17 deputados no total.