VÍDEO: Bruno Reis apresenta Walter Pinto como secretário da Secult e indica permanência durante viagem
Por Mauricio Leiro / Leonardo Almeida
O prefeito Bruno Reis (União) deu o indicativo de que Walter Pinto, atual subsecretário da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Secult) deve assumir a titularidade da pasta, substituindo Pedro Tourinho. Em viagem a Benin, país da África Ocidental, o gestor já apresentou Walter às lideranças da nação como titular da Secult.
No vídeo, Bruno Reis apresenta parte de seu secretariado ao prefeito Ouidah, Christian Mawugnon, com a presença de Cacá Leão (Segov), Giovanna Victer (Sefaz), Isaura Genoveva (Semur), Renata Vidal (Comunicação) e Walter Pinto, que foi apresentado já como secretário.
Veja o momento:
Apesar da indicação durante a viagem para Benin, a substituição de Tourinho por Walter ainda não foi oficializada pelo prefeito Bruno Reis. Até o momento, o gestor também tem evitado falar em possíveis "prazos" para realizar mudanças em seu secretariado, dizendo que "não está preso a datas".
OS BASTIDORES
Ao Bahia Notícias, interlocutores da prefeitura indicaram que a escolha para o próximo titular da Secult não deve fugir de quadros que já foram previamente ventilados pela imprensa: a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) ou o subsecretário da Secult Walter Pinto.
Ainda conforme apuração da reportagem, até o momento Bruno não indicou aposta em um terceiro nome e hoje a balança penderia mais para Ana Paula, com foco na bagagem que ela pode acumular em diferentes setores da gestão pública municipal.
Nos bastidores, Walter é visto como um quadro técnico experiente, e já vinha sendo preparado pelo próprio Pedro Tourinho para eventualmente assumir o protagonismo da Cultura e do Turismo soteropolitano.
No final de dezembro, Pedro Tourinho se despediu da Prefeitura de Salvador em publicação feita nas redes sociais. Ele está no cargo há dois anos.
A saída dele da Secult foi antecipada pelo Bahia Notícias no início de dezembro, com o indicativo de retorno de Tourinho para a iniciativa privada. Pouco tempo depois, o próprio prefeito confirmou o encerramento do ciclo do secretário na Secult.