Bruno Reis confirma ida da sede da prefeitura para o Palácio do Sé e projeta mudança no 2º semestre deste ano
Por Eduarda Pinto / Leonardo Almeida
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União) confirmou a mudança da sede da prefeitura, deixando o Palácio Thomé de Souza para o Palácio da Sé, localizado ao lado da Praça da Cruz Caída. A informação foi dada nesta terça-feira (25) em conversa com a imprensa durante a inauguração do novo Elevador Lacerda.
Na oportunidade, Bruno Reis projetou que a prefeitura deve migrar sua sede no segundo semestre deste ano. Segundo o prefeito, faltam os últimos detalhes do projeto para poder concretizar a mudança e, depois, deve aguardar aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O gestor também apontou que o atual espaço que será deixado pela prefeitura deve utilizado com um mirante.
“Ainda estamos concluindo o projeto interno do Palácio da Sé, a prefeitura vai mudar para lá. Depende depois da aprovação do Iphan. A execução do projeto é simples, a nossa expectativa é que no segundo semestre a prefeitura vá lá para o Palácio da Sé e possa liberar esse espaço para que a população possa utilizar para tirar as fotos”, disse o prefeito.
Ainda em setembro do ano ado, o Bahia Notícias mostrou que um processo judicial que tramita na Justiça Federal obrigou a saída da prefeitura do Palácio Thomé de Souza. Segundo o documento, o espaço não se adequa às restrições arquitetônicas e culturais da localidade.
Segundo informações da reportagem, o Thomé de Souza deveria ter sido desocupado até o dia 31 de janeiro, mas a prefeitura ganhou uma sobrevida com o atraso na emissão de laudos técnicos.
Por se tratar de um bem tombado Iphan, a prefeitura precisa elaborar um projeto específico para patrimônio histórico, antes de concretizar a transferência para o imóvel, e agora aguarda apreciação.