Governo do estado envia LDO de 2026 para apreciação da AL-BA
Por Redação
O governador em exercício, Geraldo Júnior (MDB), encaminhou o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do exercício de 2026 para apreciação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O LDO foi enviado na noite desta terça-feira (13), em ato que contou com a presença do chefe de gabinete de Jerônimo Rodrigues (PT), Maurício Weidgenant.
A LDO possui tramitação especial no Legislativo. Existe um capítulo inteiro do Regimento Interno disciplinando a caminhada dessa matéria que, junto com o orçamento anual, possui a prerrogativa de impedir o início do recesso parlamentar. Assim, o intervalo dos trabalhos da AL-BA, previsto para o dia 1º de julho, só pode ser realizado após aprovação da LDO.
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias é um dos principais instrumentos para as ações do governo para o ano que vem. A LDO prevê onde os recursos serão alocados. estabelecendo prioridades e metas.
Na ocasião, o governador destacou a importância da LDO para garantir um novo ciclo de crescimento e justiça social para o Estado. Ele também expressou confiança no apoio da presidente da AL-BA, Ivana Bastos (PSD), e dos deputados e deputadas, na aprovação da LDO.
“Uma honra para mim encaminhar esse documento a pedido do nosso governador Jerônimo, toda sistematizada, com estudos detalhados para a Assembleia”, afirmou Geraldo Júnior.