Vinho por Ela: Que tal um vinho diferente para a sua semana?
AVOGLIA Negroamaro Puglia IGP
Safra: 2022
Produtor: Tenuta Giustini
Região: San Giorgio Ionico (TA), Salento, Puglia
País: Itália
Amadurecimento: em tanques de aço inoxidável
Corpo: médio
Uva: Negroamaro
AVOGLIA Negroamaro Puglia IGP 2022 é um vinho tinto produzido pela renomada Tenuta Giustini, situada na região San Giorgio Ionico (TA), Salento, Puglia. Com sabor frutado e equilibrado, de cor vermelho-rubi. Possui aroma com notas de groselha negra, frutas silvestres, especiarias e tomilho.
A Negroamaro é uma casta quase exclusivamente cultivada na região italiana da Puglia, com destaque para a microrregião de Salento. Seu nome, ao contrário do que muitos pensam, não faz referência a nenhum caráter amargo, mas à mera repetição da palavra "negro" em duas línguas: níger em latim e marvos em grego. Produz vinhos de cor profunda, com aromas frutados e de especiarias, acidez moderada e taninos macios.
Sabe aquele prato que, volta e meia, é o que você precisa para ser feliz? Pois então, o Medaglione di filetto (medalhão de filé mignon com cogumelos mistos, creme de gorgonzola e pistache com tagliolini na manteiga e sálvia), do restaurante Lá Pasta Gialla, foi o pedido perfeito para casar com o vinho AVOGLIA Negroamaro, e satisfez a minha vontade atacada por gastronomia italiana esta semana.
O vinho equilibrou muito bem com o aroma do creme de gorgonzola e pistache. Além disso, o açúcar residual do vinho deu um contraste interessante com o sal do gorgonzola, deixando um leve adocicado no paladar, combinando com as características da carne.
O prato estava simplesmente divino, com aquele gostinho de "vou voltar e pedir ele de novo, e de novo, e de novo…"
Puglia é uma vasta área agrícola, onde volumes de uvas são cultivados. A região é dominada por uvas pretas, devido ao seu clima quente, mais notavelmente Primitivo e Negroamaro.
A Negroamaro cresce em toda a Puglia, embora mais no terço central e sul da região, conhecido como Salento, onde cresce principalmente nas zonas rurais de Lecce e Brindisi, e em menor grau em Bari e Taranto.
Localizado na Rua São Paulo, Pituba, o restaurante Lá Pasta Gialla buscou inspiração na Europa para sua casa, que é bem bonita e tem pratos deliciosos. Muito bem decorado e bastante acolhedor, os garçons são bastante amáveis. Possui ótimas opções de vinhos, alguns exclusivos, com ótimo custo-benefício.
Uma cozinha honesta e muito saborosa. Está entre “Os Melhores da Gastronomia”, proporcionando o verdadeiro sabor inigualável e de qualidade da massa italiana feita em casa.
Tido como um dos precursores da culinária italiana autoral no Brasil, o chef Sérgio Arno deu vida ao Lá Pasta Gialla. Ele mantém um pastifício onde todas as massas são produzidas artesanalmente e distribuídas para as casas da rede.
Um agradecimento especial para José Mion, pelo acolhimento e companhia mais do que agradável para este almoço.
Salute!