Mais de 20 cidades do Extremo Sul recebem Comando de Policiamento da Região e seis novas viaturas
Por Redação
Vinte e um municípios do Extremo Sul da Bahia contarão com o Comando de Policiamento da Região – R-ES. Faz parte do Plano de Reestruturação da Segurança Pública, criado recentemente pelo Governo do Estado.
O ato de lançamento do Comando aconteceu nesta quinta-feira (15) e contou com o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, com o chefe de gabinete da Governadoria, Adolpho Loyola, e o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho.
Seis viaturas duas rodas foram entregues, com o objetivo de agilizar ainda mais as ações da polícia na região.
O R- Extremo Sul foi criado através da Lei Estadual 14.567, de 16 de maio de 2023, e é composto por oito unidades operacionais. São elas o 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Porto Seguro), as 7ª, 43ª, 44ª, 87ª, 88ª, 89ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs), além das Rondas Especiais (Rondesp) Sul.
A nova estrutura da PM terá como prioridade, neste primeiro momento, o combate a crimes contra povos e comunidades tradicionais, atuação contra organizações criminosas e a mediação dos conflitos que envolvem o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), entre outras.
O Comando estará sob responsabilidade do coronel Luís Alberto Baqueiro Paraíso Borges.
Com sede em Teixeira de Freitas, a estrutura atenderá cerca de 850 mil habitantes em uma extensão de 23 mil quilômetros quadrados da Região do Extremo Sul da Bahia. A região tem divisa com o Espírito Santo e Minas Gerais.
Outras unidades da Secretaria da Segurança Pública, que também fazem parte do projeto, serão lançadas em breve, como outros Comandos Regionais no Recôncavo, Meio Oeste e Nordeste, e dois para o CBM no Oeste e Sul do Estado.
“A segurança está ando por uma série de mudanças nas polícias militar, civil, técnica e Corpo de Bombeiros, que proporcionam melhorias no serviço para a população”, pontuou o titular da pasta da SSP, Marcelo Werner.