Operação Safra 2025: SSP reforça segurança no campo e combate crimes rurais em Barreiras
Por Redação
Durante evento solene na Base Avançada do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, nesta sexta-feira (13), em Barreiras, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou uma nova fase da Operação Safra, que se estenderá até 2025. A iniciativa é focada em crimes contra propriedades rurais.
A nova fase da operação, com duração de seis meses, será intensificada nos dez principais municípios produtores de grãos e fibras do oeste baiano, incluindo Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Formosa do Rio Preto, Cocos, Correntina, Baianópolis, Jaborandi, Riachão das Neves e Santa Maria da Vitória.
De outubro de 2024 a março de 2025, período de plantio e colheita, equipes das Polícias Militar e Civil intensificarão ações ostensivas e preventivas, com o apoio de viaturas, aeronaves, drones e ferramentas tecnológicas, ampliando a parceria com os produtores.
O Governo do estado, por meio da polícia Militar e Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) promete investir R$ 2 milhões para a 11ª edição da Operação Safra.
Secretário com a palavra no evento | Foto: Divulgação / Alberto Maraux
Em presença no evento o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, essa operação reforça a importância da integração entre os setores público e privado no enfrentamento às ações criminosas em áreas rurais:
A operação conta com uma ação conjunta com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e diversas unidades especializadas da Polícia Militar, o Comando de Policiamento da Região Oeste (RO) irá intensificar a fiscalização fitossanitária e o controle do trânsito de produtos agrícolas e defensivos em toda a região.