Daniela Borges reforça compromisso com a advocacia em novo mandato na OAB-BA
Por Aline Gama / Ana Clara Pires
Reeleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, da Bahia (OAB-BA), Daniela Borges destacou a importância da representatividade feminina na instituição e ressaltou os avanços conquistados durante sua primeira gestão. Com a expectativa de um triênio ainda mais produtivo, a advogada reafirmou seu compromisso com a defesa das prerrogativas da categoria e com a valorização profissional.
Durante a solenidade de posse, Daniela celebrou a presença feminina na liderança da advocacia baiana. “A Bahia tem 37 subseções, e 20 delas são presididas por mulheres. Minha alegria é não ter chegado só. Chego com muitas mulheres, ocupando muitos espaços e trazendo para a instituição a realidade da advocacia no dia a dia da profissão”, afirmou.
Outro ponto de destaque foi o fortalecimento da remuneração da categoria, com a criação da Procuradoria de Honorários. “Nosso objetivo é atuar em todos os processos em que os honorários da advocacia sejam fixados abaixo do que está estabelecido no Código de Processo Civil. Vamos impugnar editais de concurso que prevejam remunerações abaixo do mínimo razoável e atuar quando houver tentativa indevida de discutir honorários contratuais”, explicou.
A luta pela aprovação do piso salarial da advocacia também é uma das prioridades da nova gestão. “Estamos contando com o governador Jerônimo para a iniciativa desse projeto de lei. Temos certeza de que este ano o piso da advocacia será uma realidade”, afirmou a presidente da OAB-BA.
Daniela Borges destacou ainda sua motivação para o novo triênio. “As expectativas são as melhores possíveis. Nosso objetivo é fazer ainda mais e entregar um triênio ainda melhor. Estou muito animada, talvez até mais do que no primeiro, porque percebo o quanto avançamos e isso me dá a convicção de que podemos avançar ainda mais”, concluiu.