VÍDEO: Homem tenta enganar juíza com advogado criado por IA
Por Redação
Uma juíza dos Estados Unidos interrompeu uma audiência após perceber que um dos participantes era um "advogado falso" criado por inteligência artificial (IA). O caso aconteceu em 26 de março, em um tribunal de apelações de Nova York, nos Estados Unidos. A parte no processo, identificado como Jerome Dewald, movia uma ação trabalhista e usou um vídeo feito com IA para apresentar seus argumentos. As informações são da CNN.
Na tela, apareceu um homem sorridente, de aparência jovem, com um penteado impecável, camisa social e suéter. "Que o tribunal me permita falar", começou ele. "Venho aqui humildemente para apresentar meu argumento diante de um de cinco juízes..."
Veja vídeo:
"Fui eu que gerei isso. Essa pessoa não é real", respondeu Dewald, revelando que, na verdade, a pessoa que aparecia no vídeo era gerado por inteligência artificial.
"Seria bom saber disso quando você fez sua solicitação. Você não me informou, senhor". "Não gosto de ser enganada", afirmou a juíza ao mandar desligar o vídeo.
Mais tarde, o autor do processo escreveu uma carta de desculpas ao tribunal, dizendo que não tinha intenção de causar problemas. Como não tinha advogado para representá-lo no processo, ele justificou que precisava apresentar seus argumentos legais por conta própria e acreditou que a IA poderia fazer isso de forma mais clara do que ele, sem tropeços e hesitações