TJ-BA destina 22 toneladas de materiais recicláveis para cooperativas de Salvador
Por Redação
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) alcançou a marca de 22 toneladas de materiais recicláveis destinadas a cooperativas no ano de 2023. Comparativamente, em 2022, a instituição havia destinado 19,5 toneladas desses materiais, evidenciando aumento de aproximadamente 15%.
Os materiais recicláveis são coletados na sede do TJ-BA e no Centro Logístico de Mussurunga, ambos na capital baiana, e são entregues a cooperativas cadastradas no Programa Vale Luz/Coelba e ao Programa Recicle Já Bahia, da Secretaria de istração do Estado.
“O resultado positivo não apenas demonstra a efetividade dessas iniciativas, mas também destaca o papel ativo do tribunal na promoção da sustentabilidade e na contribuição para a destinação adequada dos resíduos”, destacou a coordenadora do Núcleo Socioambiental, desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho. “O Núcleo Socioambiental trabalha ativamente para que o servidor, cada vez mais, tenha qualidade de vida no ambiente de trabalho”, completou a magistrada.
A parceria estratégica, segundo a Corte baiana, visa a promoção da economia circular, impulsionando ações que convergem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
“A implantação da coleta seletiva no Centro Logístico Mussurunga foi um marco importante para o TJ-BA. Em nove meses de atividade, foram destinados, às cooperativas de catadores de lixo do município, mais de 7 toneladas de resíduos sólidos. A atividade local aconteceu em parceria com a CGRAF, CODIS, CTRAN e COPAT”, disse o coordenador do Setor Gráfico, Frederico Rios Tognin.